segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

COLONIZAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL - CASAIS AÇORIANOS


A primeira vez que encontramos a designação de casais para colonos introduzidos no extremo sul foi a referente à mudança de sessenta casais destinados ao povoamento da Colônia do Sacramento, conforme a carta do rei D. João V ao governador do Rio de Janeiro de 7 de outubro de 1716 " e como para se povoar, e haver nela moradores, que saibam da cultura, foi servido mandar ir sessenta casais da província de Trás os Montes, os quais vão da cidade do Porto, para esse Rio de Janeiro para dele se embarcarem para a Nova Colônia......"
Vieram eles para o Rio de Janeiro onde foram aquartelados na fortaleza de São João, daí embarcando com destino ao Prata...
Além desses setenta casais, encontramos ainda as seguintes informações relativas ao povoamento da Colônia:
A ordem régia de 5 de fevereiro de 1717 mandou pagar o frete dos navios SEREIA e SANTO TOMÁS, pelo transporte de respectivamente trinta e sessenta casais, sementes e materiais da cidade do Porto para a Nova Colônia.
Em 12 de agosto de 1718 outra ordem regia foi expedida mandando pagar ao mesmo navio Santo Thomáz pelo transporte de mais sessenta casais.
E à 12 de julho de 1719, foi autorizado o pagamento à João Corrêa, capitão do navio Nossa Senhora do Rosário, pelo transporte de gente para a Colônia.
A correspondência sobre o assunto, está inserta no X volume das publicações do Arquivo Nacional.(Borges Fortes Os casais Açorianos 1999, p.7-8)
A fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento em 20 de janeiro de 1680, na margem norte do Rio da Prata, em frente a Buenos Aires tinha interesse comercial na prata do Sierro de Potosí entre outros, já que o fim da União Ibérica em 1640 proibiu o comércio dos portugueses estabelecidos no Brasil com as províncias da América Espanhola através do porto de Buenos Aires.
Em 1650, Potosí tinha cerca de cento e sessenta mil habitantes,” todo luxo do mundo importado de Flandres, Veneza, Arábia, Índia, Ceilão,e China, incluindo naturalmente, a metrópole espanhola “(Frank,1977,p.81) e muita prata.
Em 8 de dezembro de 1679, partiu de Santos Uma expedição comandada pelo governador do Rio de Janeiro D. Manuel Lobo, para fundar um posto militar à beira do Prata.(Miguel Frederico do Espirito Santo Presença Açoriana p.16-17)
Em 15 de março de 1705, a Colônia é retomada pelos espanhóis.
Após sucessivas tentativas de implantação do empório frustradas pela oposição espanhola, com o segundo Tratado de Ultrech, de 6 de janeiro de 1715, que fez a Colônia retornar ao domínio português em novembro de 1716, o Conselho Ultramarino definiu a política de casais para seu povoamento, para evitar a repetição do malogro e afirmar a soberania lusitana nas margens do Prata.

Dom Miguel de Salcedo, governador de Buenos Aires iniciou novo sítio á Colônia do Sacramento, em outubro de 1735, até setembro de 1737.
O sargento mor de batalha José da Silva Paes foi designado para levar socorro à Colônia sitiada, desalojar os espanhóis de Montevidéu, lá estabelecer uma fortificação, examinar Maldonado, fundar uma Colônia no Rio Grande de São Pedro e levantar uma fortaleza da parte do sul, no sitio que se julgar mais vantajoso(...)
O socorro à Colônia foi inócuo, o ataque a Montevidéu frustrou-se e foi ineficaz a passagem por Maldonado. Restou a última alternativa : Rio Grande de São Pedro.
Em 19 de fevereiro de 1737 foi fundado o presidio do Porto do Rio Grande de São Pedro, na linha de defesa da Colônia do Sacramento.
Guilhermino Cesar dá o ano de 1751 como o da vinda da primeira leva de açorianos para o Rio Grande de São Pedro.
Em 1762, Dom Pedro de Cevallos, general espanhol atacou a Colônia do Sacramento levando-a à capitulação. Em 1763 as tropas de Cevallos ocupam a Vila do Rio Grande.A população se dispersa alguns em direção à Laguna, e campos de Tramandaí e Viamão. Alguns permaneceram nos limites da Fazenda Real do Bojuru, dando origem a São José do Norte, Estreito, Tavares e Mostardas de origem açoriana. Na dispersão pelo continente do Rio Grande, os retirantes estabeleceram-se, também em Santo Antônio da Patrulha, na Capela Grande de Viamão e no Porto dos Casais, que recebiam o afluxo dos que vinham do sul fugindo dos espanhóis bem como dos casais de número que desciam de Santa Catarina, devido ao esgotamento das possibilidades do solo da ilha e das limitações da terra disponível no continente, constrangida entre o mar e a montanha.
A reconquista do Rio Grande com a expulsão dos espanhóis deu-se em abril de 1776.
Em outubro de 1777, foi celebrado o tratado de Santo Ildefonso, entre Dona Maria I de Portugal e Dom Carlos III de Espanha, pelo qual a Colônia do Sacramento era entregue definitivamente à Espanha sem a permuta pelas Missões, que continuaram sob o domínio espanhol. Número significativo dos habitantes da Colônia iniciaram o êxodo para a Capitania do Rio Grande de São Pedro.
Em 2 de março de 1801 o exército de Carlos IV, em aliança com Napoleão Bonaparte, invadiu Portugal. A 6 de junho do mesmo ano, em Badajoz foi firmada uma convençaõ de paz pela qual Portugal entregou Olivença à Espanha.
Os efeitos da declaração de guerra a Portugal, cuja notícia chegou a Vila do Rio Grande após a celebração da paz, foram propícios à Portugal. As Missões foram conquistadas por uma força sob o comando de José Borges do Canto e Manoel dos Santos Pedroso.
Tão logo foi divulgada a conquista das Missões, inúmeras famílias de origem açoriana tomaram o rumo oeste com destino a terra dos Sete Povos.(Miguel Frederico do Espirito santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário