segunda-feira, 19 de janeiro de 2009


FATOS SOBRE A HISTÓRIA DAS MISSÕES

1626 – O Padre Roque Gonzáles explora por primeira vez o país del Tape .Chega na aldeia de Itaiacecó. Fazia 15 anos que a Companhia de Jesus atuava nessa região então Vice Reinado do Peru com sede na cidade de Córdoba. Quando Padre Roque iniciava a construção da Igrejinha de uma nova redução na área de San Nicolás e Candelária –Mártires do Caaró – foi trucidado por índios por influência do Xamã Nheçu

1632 – No mês de junho, vencida a resistência dos índios foi erguida a Cruz da redução de San Miguel Arcángel, que ficou a cargo do Padre Cristóbal de Mendoza como Vigário.

1634 – O Padre Cristóbal de Mendoza junto com alguns índios vaqueiros, traz cerca de 1500 reses compradas de fazendas de Corrientes que são distribuidas às outras reduções

1635 – O Padre Cristóbal de Mendoza foi trucidado pelos índios Ibiraiaras no rio Piaí

1636-37 – Os bandeirantes de São Paulo atacam as reduções e destroem Sta. Teresa, Jesus Maria , San Joaquim e San Cristóbal. Os padres e os índios partem às pressas para a outra margem do rio Uruguai e o gado fica pelo campo.
Os jesuítas obtém autorização junto ao rei em Madrid, para os índios combaterem à cavalo e usarem armas de fogo (canhões de taquaruçú). Assim puderam os índios por em fuga os bandeirantes na batalha pluvial de Mbororé.

1667 – Descobre-se a Vacaria do Mar – milhares de bois sem dono entre o Jacuí e a Lagoa dos Patos só poderiam ser descendentes dos rebanhos abandonados 30 anos atrás pelos jesuítas. Era uma nova riqueza e aparecem os tropeiros, vaqueiros e coureadores.

1750 – 13 de janeiro – O Tratado de Madrid, entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI da Espanha , permuta a Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões.

1752 – Gomes Freire de Andrade dá início ao trabalho de demarcação , que foi inviabilizado pela oposição dos Guaranis.

1754 – Guerra Guaranítica

1756 – Batalha de Caiboaté Nessa batalha, portugueses e espanhóis se unem contra os guaranis. Morrem mais de mil índios entre eles Sepé Tiaraju.

1759- A demarcação das terras não avança e Gomes Freire retorna para o Rio de Janeiro.

1761 – Celebrado o tratado de El Pardo entre D. José I, rei de Portugal e D. Carlos III rei da Espanha, sendo anulado o Tratado de Madrid.

1762 – O general espanhol Cevallos ataca a Colônia do Sacramento.

1763 – As tropas de Cevallos tomam o forte de Santa Teresa e ocupam a Vila de Rio Grande.

1763 – O tratado de Paris faz retornar a Colônia do Sacramento ao domínio Português, porém as terras da fronteira do Rio Grande não foram devolvidas.

1764 – Os jesuitas são perseguidos e expulsos.

1776 – Os espanhóis são expulsos de Rio Grande.

1777 – Em 1 de outubro foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso, entre D. Maria I de Portugal e D. Carlos III da Espanha, pelo qual a Colônia era entregue definitivamente à Espanha sem a permuta pelas Missões, que continuaram sob o domínio espanhol.

1801 – O exército de Carlos IV da Espanha em aliança com Napoleão Bonaparte invadiu Portugal, e os efeitos da declaração de guerra à Portugal, cuja noticia chegou ao Rio Grande apenas a 15 de junho de 1801, 9 dias após a paz Ter sido negociada em Badajós – foram propícias a Portugal. As Missões foram conquistadas por uma força sob o comando de Borges do Canto e Santos Pedroso. Tão logo foi divulgada a conquista das Missões pelos portugueses, inúmeras famílias de Açorianos seguiram rumo às Missões.


Miguel Frederico do Espirito Santo Açorianos no Sul do Brasil. Da prata de Potosí.....em Presença Açoriana.
Barbosa Lessa São Miguel da Humanidade: Uma proposição antropológica 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário