quarta-feira, 19 de agosto de 2015

HISTÓRICO DO MUNICIPIO DE SÃO FRANCISCO DE BORJA


A região do atual municipio de São Borja era formada pelos indígenas do grupo Tape Guarani.Sua fundação remonta a  1682, quando os jesuítas retornam para as Missões Orientais de onde tinham sido expulsos em 1639 pelos bandeirantes paulistas. Situado cerca de 5 Km. do Rio Uruguai, foi constituido com 1952 índios que vieram de Santo Tomé na Argentina aos quais se acrescentaram os índios das estâncias situadas entre o Icamaquã e o Butuí. A estes se somaram os Guenoás, a principio resistentes à catequese, mas posteriormente convertidos e que vem formar o aldeamento de Jesus Maria dos Guenoás, obra do Padre Francisco Garcia que o incorpora a São Borja, do qual também é o primeiro Cura. Em virtude da insubordinação dos índios ao cunprimento do Tratado de Madrid que mandava se entregassem as Missões Orientais  à Portugal, determinou a Corte de Madrid que se instaurasse inquérito para apuração dos fatos. Dele foi encarregado Diogo de Solas que começou o processo em 1756. Acontecimentos posteriores  anularam o Tratado de Madrid em 1761 o que significava a volta das Missões à Coroa Espanhola. A demarcação, a expulsão dos jesuítas pelo Marques de Pombal,  deixaram toda a região das Missões em uma situação anárquica. Rompidas as hostilidades entre Portugal e Espanha em 1801, o desertor do Regimento de Dragões, José Borges do Canto, o estancieiro Manuel dos Santos Pedroso e o furriel Gabriel Ribeiro de Almeida, à testa de algumas dezenas de voluntários luso-brasileiros e sem contarem com maior auxílio, incorporaram ao reino de Portugal toda a extensa região que na época se chamava Missões. O último, que falava o Guarani, ia explicando aos índios que a finalidade da guerra não era contra eles, mas sim contra os castelhanos. Assim muitos iam aderindo àquele punhado de bravos. Era de 1300 ameríndios a população da outrora próspera Doutrina de São Francisco de Borja, reduzida a 180 em 1827.
A 21 de abril de 1834 tomava posse a primeira Câmara de vereadores composta dos cidadãos João José da Fontoura Palmeiro, presidente, Francisco Borges do Canto, Luis Antonio de Azevedo, Manuel dos Santos Loureiro, Manuel José da Silva Pereira, Fabiano pires de Almeida e Antonio Caetano de Araújo.
São Francisco de Borja foi Vila desde 1834. Em 2 de maio de 1846, passou a Freguesia e a 22 de outubro de 1850, passava a sede de Comarca.
São Borja foi invadida por André Artgas em 1816, por Frutuoso Rivera em 1828 e pelas forças paraguais ao mando de Estigarribia, em 1865, sendo esta uma calamidade, cujos efeitos foram sentidos por muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário