quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RIO GRANDE

O local escolhido para  a fundação de Rio Grande, era um ponto estratégico para a defesa do território, estando a meio caminho entre Laguna e a Colonia do Sacramento.Em 19 de fevereiro de 1937, o brigadeiro José da Silva Pais ,com homens de mar e de guerra, desembarcou na margem sul do Rio Grande de São Pedro. Foi levantada uma fortaleza chamada  presídio Jesus Maria José. As primeiras famílias colonizadoras, chegaram ali em 1738, a maioria originárias da Colonia do Sacramento.Devido às constantes ameaças e invasões dos espanhóis à Colônia, muitos de seus moradores transferiram-se para a  nova povoação portuguesa. Em 1750 chegam casais de açorianos para a povoação. Em 1751, o povoado foi elevedo à condição de Vila. Em 1760, passou a ser a capital da capitania de Rio Grande de São Pedro.Os conflitos entre Portugal e Espanha por disputa de terras no extremo sul ainda eram constantes. Assim a Vila foi ocupada pelos espanhóis em 1763, que ali permaneceram por 13 anos.A população se dispersa em direção à Laguna, Santo Antonio da Patrulha, Viamão e Porto dos Casais, outros permanecem nos limites da fazenda Real do Bojuru, dando origem São José do Norte, Estreito e Mostardas. Outra força espanhola que partiu das Missões para tomar rio Pardo, foi derrotada pelas tropas portuguesas sediadas em Rio Pardo por isso chamada “Tranqueira Invicta”. Em abril de 1776, o governo portugues reconquistou a Vila graças à ação do Sargento mor Rafael Pinto Bandeira. Em 1835 passou à denominação de Cidade do Rio Grande.




HISTORIA DO MUNICIPIO DE SANTO ANTONIO DA PATRULHA


Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul, com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.
Em 1760 foi elevado da condição de Freguesia para em 1809 passar a Vila, simultaneamente com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, sendo estes os quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Em 3-4-1811 foi criado o município de Santo Antonio da Patrulha que recebeu esta denominação em função das patrulhas instaladas em seu território, objetivando a cobrança de impostos para a Coroa.
As origens deste povoado remontam  à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia do Sacramento em 1680, cresce o interesse dos colonizadores portugueses em povoar e defender o território meridional do Brasil. Por volta de de 1736, é aberta por Cristóvão Pereira de Abreu a Estrada dos Tropeiros. Devido ao contrabando de gado que passava por essa estrada, surgiu um Registro ou “ Guarda”, mais tarde chamada Patrulha. Esta fiscalizava e cobrava impostos dos rebanhos que passavam por ali e seguiam para Sorocaba e Minas Gerais.
Esse aquartelamento, é responsavel por parte do nome do municipio que antes chamava-se Guarda Velha de Viamão.
Em 1760, foi inaugurada a Capela Curada de Santo Antonio da Guarda Velha de Viamão, e em torno desta passou a organizar-se uma vida administrativa e social. Esse núcleo que atendia todo o litoral norte e parte da Serra aos poucos foi crescendo e em 1809 participou de divisão do estado em quatro municipios.
A presença de casais açorianos em Santo Antonio da Patrulha deu-se por volta de 1760, sendo alguns fugidos de Rio Grande devido a invasão dos Espanhóis e outros avulsos. Mas só em 1771 que oficialmente o governador da Capitania recebeu ordens de assentar casais açorianos em Sto Antonio da Patrulha. Recebiam DATAS- pedaços de terra de tamanho variável. A partir daí torna-se definido o primeiro núcleo de povoamento que hoje é um núcleo histórico localizado na Cidade Alta.
Os povoadores, gradativamente, foram solidificando uma agricultura forte para a subsistencia (trigo, mandioca e outros), mas o que impulsionou a economia do povoado que se formara foi a de cana de açucar e seus derivados como a aguardente. Existem registros de engenhos por volta de 1800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário